PMBOK 5 (Resumo – Parte I)

É um guia que possui boas práticas para o gerenciamento de projetos.

Quero criar um projeto… Qual guia eu consulto? – O pmbok 🙂

O que é um projeto?

  • Um projeto precisa lançar um produto/serviço/resultado EXCLUSIVO/ÚNICO (esforço temporário).
  • Projeto tem data de inicio e fim bem definidas  (PROJETO TEM DATA PARA ACABAR E COMEÇAR!!! DIFERENTE DAS OPERAÇÕES CONTINUADAS)
  • É diferente das operações contínuas

    Mas, como gerenciar um projeto?
    Eu preciso aplicar: Conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades de um projeto.

    Sim, mas quem é a figura do gerenciamento de projetos?

– O GERENTE DE PROJETOS
ele precisa ter algumas competências: CONHECIMENTO, DESEMPENHO, PESSOAL

Beleza, porém além da gerência de projetos temos a GERÊNCIA DE PROGRAMAS.

Um PROGRAMA pode ser definido como um CONJUNTO DE PROJETOS para que esses projetos não sejam gerenciados individualmente.

O PMBOK também traz o GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIOS

Portfólios são CONJUNTOS DE PROJETOS E/OU PROGRAMAS para FACILITAR o gerenciamento eficaz! TUDO VISANDO OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO NEGÓCIO!!

Certo, professor… Mas em qual local de uma empresa serão gerenciados os projetos? – PMO

O local será o ESCRITÓRIO DE PROJETOS, ou PMO, local que vai dar “apoio” e será um “centro de expertise” do gerente e da equipe do projeto.  NÃO SE PREOCUPA COM SÓ UM PROJETO, PROCURA ESTAR SEMPRE EVOLUINDO PARA OS NOVOS PROJETOS!
Tipos de PMO:
 – de suporte (apenas para atender dúvidas);
– de controle (além de dar suporte, pode cobrar);
– diretivo (assume o controle total do projeto).

Peraí! E quem são os Stakeholders?!

É qualquer pessoa envolvida com o projeto (clientes, usuários, patrocinador, gerentes, escritório, etc).
obs: CONCORRENTES NÃO FAZEM PARTE 

E o que seria o VALOR DO NEGÓCIO?

É o valor total do negócio, em relação a tudo mesmo… Em outros termos seria a soma dos elementos tangíveis e intangíveis. (Ativos, patrimônio, reputação e reconhecimento)

E os tais do Ciclo de Vida do Produto e do Projeto?!

O ciclo de vida do projeto traz as fases, sequenciais, e que as vezes podem se sobrepor uma sobre a outra. Nome e número das fases são determinadas pelas necessidades da organização.
(INICIAR -> ORGANIZAR -> EXECUTAR -> ENCERRAR PROJETO).

Os custos no ciclo de vida podem ir mudando, geralmente pequeno no início, aumentando durante e diminuindo novamente no fim.

Os riscos no projeto podem ser maiores no início e ir diminuindo. 

O custo para mudar quase no fim do projeto é bem maior! “Imagine mudar o projeto quase no fim do mesmo!” hehehe, agora é tarde!

NEM TODO PROJETO RESULTA NO DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO!! PODE SER APENAS PARA A ATULIZAÇÃO DE PRODUTO, ENTRE OUTROS.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *