ITIL v3 (Resumo – Parte I)

O que é a ITIL?

Sigla para Information Tecnology Infrastructure Library (Biblioteca de Infraestrutura de TI). Administrada pela OGC (Inglesa).

Tá… Mas, qual é o objetivo da ITIL?

OPERAÇÃO e GESTÃO  da infraestrutura de TI da organização. ENTREGAR VALOR AO CLIENTE ATRAVÉS DOS SERVIÇOS DE TI.

A ITIL reúne as melhores práticas de Gerenciamento de Serviços de TI.. “Qual é a melhor maneira de gerenciar os serviços de TI de uma empresa?” – Seguindo as práticas presentes na ITIL.

Como a ITIL é dividida?

A ITIL é dividida em 5 livros: Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria de Serviço Continuada.

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Mais sobre a ITIL

  • A abordagem da ITIL está dividida em um ciclo de vida; Você paga para ter os livros da ITIL,  mas não precisa pagar para IMPLANTAR a ITIL na organização;

  • A ITIL não é uma metodologia. ITIL fiz o que fazer, não como fazer.

  • A ITIL está alinhada com a ISO/IEC 20000 (que trata do gerenciamento de qualidade de serviços de TI

 

Alguns termos importantes:

  • Serviços de Ti: meio para entregar valor aos clientes através de resultados em Tecnologia da Informação. Assegurar resultados por meio de serviços.

  • Gerenciamento de Serviços de TI: conjunto de habilidades para fornecedor a entrega de valor aos clientes através dos serviços de TI

  • Provedor de Serviço de TI: fornecer serviços de TI para clientes do negócio. Pode ser interno (de dentro da organização, funcionários) ou externo (de fora da organização. ex: provedor de internet, terceirizada de manutenção de computadores)

  • Função: conjunto de pessoas e recursos que realizam um ou mais processos / atividades.

  • Processo: conjunto de atividades que produzem uma saída para gerar valor aos clientes. Os processos irão compor o ciclo de vida do produto.

  • Ativo: qualquer recurso ou habilidade de um provedor de serviço que contribui em um serviço. (software, informações, conhecimentos, gerência, processo)

E agora… O mais importante, o Ciclo de Vida do serviço

Como é possível ver os estágios de um serviço? – Através do Ciclo de Vida de um serviço é possível ver os detalhes desde a concepção até o encerramento de um serviço.

Os estágios do ciclo de vida de um serviço, segundo a ITIL, são: Estratégia do Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua de Serviço.

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